Entre os atrativos turísticos do município, os mais conhecidos são:
- Casa Suíça – Considerada um dos marcos mais significativos da colonização suíça na região, a chamada Queijaria Escola tem um espaço agradável e com vários atrativos como o Memorial da Colonização Suíça, contando a histórias das famílias que aqui chegaram, vindas da Europa, o Museu de Taxidermia, o Galpão Encanto e Arte e nos jardins, bem cuidados, a estátua de Guilherme Tell, herói nacional suíço e a maior no mundo com 3,09 metros, além da cervejaria Alpendorf; situada na RJ-130, no bairro de Conquista.
- Jardim do Nêgo, na RJ-130.
- Apiário Amigos da Terra, com produção de artigos derivados do mel e o Museu da Belinha, espaço educativo que explica todo o processo produtivo das abelhas, na RJ-130.
- Parque Estadual dos Três Picos, o maior parque estadual do Rio de Janeiro, com entrada pelo bairro de São Lourenço, no distrito de Campo do Coelho, RJ-130.
- Pico da Caledônia – é uma das maiores elevações da Serra do Mar. Com 2 257 metros de altitude;[27] em um dos seus cumes estão as torres de transmissão da Petrobras, que transmitem o sinal da capital diretamente para a base de Campos dos Goytacazes, sem nenhum interferência em seus caminhos. Este local também ganha muita notoriedade no inverno devido à ocorrência de geadas e temperaturas negativas.
- Os polos Gastronômicos de Mury, com uma dezena de restaurantes nas mais diversas especialidades além do polo do bairro Cônego, também com grande variedade de restaurantes e bares temáticos.
- Parque de Furnas do Catete na RJ-116, onde se localiza a Pedra do Cão Sentado . Esta pedra é considerada o símbolo da cidade. No parque há um lago com pedalinhos, equipamentos de esportes radicais, além das trilhas entre cavernas, como a Igreja dos Macacos.
- Praça do Suspiro – recanto onde se encontram o teleférico, a Igreja de Santo Antônio, Praça dos Trovadores, a Fonte dos Suspiros, o Tiro de Guerra, Teatro Municipal Laércio Ventura e a Praça das Colônias, construído em homenagem às dez colônias que formaram a população da cidade.[28]
- Praça Getúlio Vargas, a principal praça da região central, ladeada por grandes eucaliptos.
- Praça Marcílio Dias – porta de entrada da cidade. É considerada o marco inicial da colonização, pois ali ficaram acampados os primeiros alemães, onde se ergueu em 3 de maio 1824 a primeira Igreja Luterana da América Latina. Dá nome ao bairro boêmio do Paissandu, o qual é um ponto comercial dotado de um entroncamento rodoviário que conduz à cidade do Rio de Janeiro e aos bairros de Olaria, Cônego e Cascatinha.
- Parque São Clemente (Nova Friburgo Country Clube) – onde se localiza o Chalé do Barão de Nova Friburgo (1860).
- Pavilhão das Artes – localizado no bairro do Cônego.
- Catedral São João Batista – localizada na praça Demerval Barbosa Moreira, no Centro da Cidade.
- Alguns distritos do município, como Lumiar têm paisagens naturais famosas como o Poço Feio, a Cachoeira Indiana Jones e o Encontro dos Rios Macaé e Bonito, na estrada RJ-142. O distrito de [Amparo] possui lindas paisagens rurais com estrada que levam à hotéis fazenda e plantações. [São Pedro da Serra] é um atelier à céu aberto, com vários restaurantes temáticos, shoppings de arte e moda e sua tranquilidade. [Riograndina] possui uma ponte ferroviária construída pelos ingleses para a passagem da maria fumaça que ligava Porto das Caixas à Cantagalo.
- Nova Friburgo possui um das maiores redes hoteleiras do interior do estado do Rio de Janeiro.