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Biblioteca

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Biblioteca da Faculdade de Nova Friburgo faz parte do Sistema Integrado de Bibliotecas da FUSVE (SIB-FUSVE), sendo um órgão suplementar, subordinado administrativamente à Coordenação da Faculdade e vinculada tecnicamente a FUSVE. É constituída de um amplo acervo composto por livros, folhetos, obras de referência, materiais especiais, periódicos on-line e bases de dados eletrônicas.

De forma integrada à política educacional dos cursos, a Biblioteca tem como objetivo disseminar a informação, apoiar, interagir e dar suporte ao Corpo Acadêmico: professores, alunos e funcionários, além de propiciar o acesso a comunidade externa e facilitar a busca do conhecimento, atender com qualidade e precisão, otimizando o tempo do usuário e oferecer o suporte na produção científica de pesquisas.

A aquisição dos materiais é um trabalho conjunto da Biblioteca da Faculdade de Nova Friburgo, com os Coordenadores, Direção, Financeiro e Gerência de Suprimentos. A compra tem como prioridade as bibliografias básicas e complementares solicitadas pelos Coordenadores, Professores e alunos, observando a demanda da utilização do acervo mantendo, assim, uma coerência na prática pedagógica dos cursos oferecidos pela Faculdade de Nova Friburgo. A quantidade de exemplares é determinada conforme o parecer do NDE (Núcleo Docente Estruturante).

A aquisição de livros tem sua operacionalização da seguinte forma:

  • a aquisição é realizada a partir de indicações das bibliografias básica e complementar, pelos docentes e coordenadores dos Cursos de graduação, de acordo com as necessidades de cada disciplina;
  • a cotação é feita com vários fornecedores e o fechamento do pedido de fornecimento de livros é  feitos  pelas Gerência de Suprimentos, após a autorização da Direção e da chefia da Coordenação de Recursos Financeiros, da faculdade;
  • no recebimento dos materiais verificam-se a conformidade dos pedidos e seus aspectos estruturais para aceitação e incorporação ao acervo, por meio do tratamento técnico, que consiste na catalogação, classificação, armazenamento, etc. Para a catalogação são utilizadas as normas da AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano). A classificação é feita pelo Sistema de Classificação Decimal de Dewey (CDD) 21. ed. e para as Autoridades (assuntos autores) as normas de fontes catalogadoras (Rede Pergamum; Biblioteca Nacional, Library of Congress – LC, dentre outras).

A Biblioteca se encontra totalmente informatizada, ou seja, o gerenciamento da biblioteca e os serviços de referência* e de processamento técnico** se dão pelo Sistema PERGAMUM (Sistema Integrado de Bibliotecas PUC-PR), que possibilitam maiores facilidade e rapidez nos serviços de referência,  promove o acesso remoto e na IES.

 

* Serviços de referência: consulta, empréstimo, renovação, reserva e disseminação seletiva da informação.

** Serviços de processamento técnico: catalogação,  etc. descritos no item: Política de Formação e Atualização do Acervo.

A inscrição é feita na Área de Atendimento ao Cliente a quem possui vínculo com a Faculdade. Poderá ser feita durante o período letivo (alunos) e a qualquer momento (professores e funcionários).

Para cadastro, o aluno se apresenta no balcão de atendimento da Biblioteca para informar o endereço, e-mail e cadastrar a senha que é de seu uso e responsabilidade exclusiva, não podendo, em nenhuma hipótese, ser cedido a terceiros. A criação da senha é indispensável para a renovação online do empréstimo de materiais. Os dados pessoais dos usuários são confidenciais.

Usuários Documentos necessários
Alunos (graduação) Comprovante de Matrícula
Professores e funcionários Crachá funcional
Alunos dos cursos de curta duração Documento de identificação
Comunidade externa Documento de identificação

A Biblioteca  de Nova Friburgo apresenta um nível satisfatório de funcionalidade no atendimento aos clientes, disponibilizando os seguintes serviços:

1) Empréstimos: domiciliar, local, especial e empréstimo entre Bibliotecas do SIB – FUSVE.

2) Consulta, renovação e reserva.

3) Acesso à internet, ao WIFI e às bases de dados: A Biblioteca disponibiliza microcomputadores para conexão as bases de dados como a Minha Biblioteca, Portal de Periódicos da CAPES, COMUT, BIREME e também as Bases de Dados gratuitas: BVS (BIREME), Domínio Público, Scielo, Biblioteca Virtual de Enfermagem etc.

Para o acesso à internet com utilização da rede WIFI, o usuário deverá cadastrar senha junto ao Setor de TI.

Embora os computadores sejam de acesso livre, o usuário deverá seguir as normas de uso referentes a esse serviço, como:

– não alterar as configurações dos computadores e/ou programas, bem como instalar qualquer tipo de software;

– não é permitido consultar sites de conteúdo impróprio, etc.

A Minha Biblioteca é uma plataforma prática e inovadora para acesso a livros técnicos, científicos e profissionais, com acesso via internet.

Portal de Periódicos da CAPES com acessos  livre e gratuito para os usuários da faculdade. O acesso é realizado de qualquer terminal ligado à internet local   pelo endereço: www.periodicos.capes.gov.br

O Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de revistas nacionais e internacionais com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento.

Programa COMUT (Programa de Comutação Bibliográfica) visa facilitar a obtenção de cópias de artigos de periódicos técnico-científicos.

4) Serviços de alerta: emissão de e-mail aos usuários cadastrados na Biblioteca, divulgando os materiais incorporados ao acervo; e-mail informando sobre a data de vencimento do material retirado por empréstimo e e-mail informando a chegada do material reservado.

5) Levantamento bibliográfico: é uma pesquisa em bases de dados que recupera bibliografias sobre o assunto desejado, de acordo com as Normas da ABNT.

6) Confecções das fichas catalográficas dos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Cursos), Dissertações e Teses dos alunos e professores, segundo as Normas da AACR2. A solicitação é feita pelo site: 

7) Capacitação dos alunos: no início de cada semestre, os alunos matriculados no 1º período dos cursos  realizam uma visita guiada à Biblioteca, para conhecerem os serviços oferecidos pelo Sistema Pergamum e às bases de dados, tais como: Portal CAPES, Minha Biblioteca.

8) Visitas guiadas: As visitas guiadas são agendadas pela comunidade externa (Colégios, etc.) para conhecerem os serviços oferecidos pela Biblioteca.

9) Ação Cultural (Eventos: Exposições, Palestras, etc.).

O usuário poderá fazer reserva de material emprestado, que ficará à disposição por 24 h após a devolução. Decorrido este prazo, o Sistema Pergamum exclui o usuário daquela reserva e o material reservado passa para o próximo usuário. As reservas obedecerão à ordem cronológica dos pedidos pelos terminais de autoatendimento.

A renovação será feita por igual período ao empréstimo, desde que não haja solicitação de reserva. Os materiais bibliográficos podem ser renovados até 40 vezes pela web. Após este limite, o usuário deverá devolver o material na Biblioteca para novo empréstimo. O material emprestado deverá ser renovado até a data marcada para a devolução pelos terminais de autoatendimento e pelo site:

https://fusve.pergamum.com.br/login?redirect=/ 

Haverá cobrança de multa nos seguintes casos:

-descumprimento de prazos estabelecidos para a devolução dos materiais. A multa é diária; incide sobre os dias úteis e para cada material que estiver em atraso. Para um novo empréstimo, somente após o pagamento da multa;

– em caso de perda ou extravio dos materiais bibliográficos a Biblioteca indicará a edição mais recente ou título equivalente nos casos de obras esgotadas; o usuário pagará ainda, a multa até a reposição dos materiais;

– no empréstimo local se o material for retirado das dependências da Biblioteca e

– nos casos excepcionais o usuário será abonado da multa.

 

Cabe aos Setores de Atendimento aos alunos, professores e funcionários (Secretarias, Tesouraria, etc.) solicitar à Biblioteca  o “Nada consta”, necessário nos seguintes casos:

Alunos: renovação e trancamento de matrícula, transferência.

Professores e funcionários: rescisão de contrato.

A biblioteca digital tem o objetivo de armazenar e disponibilizar eletronicamente os Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) produzidos pelos alunos dos cursos de graduação da FUSVE, possibilitando ao usuário o acesso on line a estes trabalhos. São inseridos na biblioteca digital somente os TCCs com a autorização de seus autores, pelo formulário: Termo de Autorização para Publicação Eletrônica na Biblioteca Digital.

O recebimento de doação de materiais bibliográficos somente com a autorização da Coordenação, conforme Portaria Conjunta n.03 de 22 de outubro de 2013.

-Não é permitido entrar com alimentos e bebidas;

-Nas dependências da Biblioteca não é permitido fumar:

(Lei Estadual nº. 5.517 de 17 de Agosto de 2009. Proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, na forma que especifica, e cria ambientes de uso coletivo livres de tabaco).

-Buscar manter o silêncio, nas devidas proporções, a fim de propiciar um ambiente adequado ao estudo e leitura;

-A Coordenação da Biblioteca se reserva ao direito de advertir àqueles que desrespeitam os funcionários e as normas vigentes.

-Guardar com segurança a senha do Sistema Pergamum, pois é sua assinatura para autorização do empréstimo;

-Manter atualizado seu cadastro pessoal no Sistema de Bibliotecas;

-Acompanhar seu histórico de empréstimos, renovações e reservas, observando os prazos estabelecidos para devolução;

-Comparecer à Biblioteca quando solicitado;

-Zelar pela integridade dos materiais bibliográficos, com vistas à sua preservação e preservar o patrimônio local.

Os materiais esquecidos  serão guardados no atendimento da Biblioteca por um período de 24 horas. Caso o responsável não apareça, o objeto será entregue à secretaria.

É proibida a reprodução de livros por inteiro. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. De acordo com a Lei de Direitos Autorais 9.609 e 9.610/98, de 19 de Fevereiro de 1998.

Para os casos omissos, entre em contato com a Coordenação da Biblioteca.

Horário de Atendimento

Biblioteca Período Letivo
De 2.ª a 6.ª feira Sábados
8:00h às 21:00h 8:00h às 12:00h

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